O que Arraial do Cabo tem?

Conhecer algumas cidades da Região dos Lagos do Rio de Janeiro é um privilégio, principalmente se a escolha for Arraial do Cabo, uma cidade que reserva tesouros ecológicos e paraísos escondidos, tudo o que sua viagem precisa para ser inesquecível.

Cidade perfeita para o mergulho, Arraial possui mar cristalino, de águas belíssimas, que abrigam a mais variada e exuberante fauna/flora marinha, além de ilhas e grutas.

O litoral também contracena com dunas, restingas, costões e uma vegetação densa, emoldurando cenários fluminenses privilegiados.

Por que é a Cidade do Mergulho?

arraial do cabo – fonte: melhoresdestinos

Banhos de mar, passeios de barco, esportes náuticos e pesca são algumas das atividades que atraem os turistas. Mas o que há de mais impressionante na cidade é com certeza o mergulho.

Como na Praia dos Anjos foi criada a primeira feitoria do Brasil, o lugar era palco de ataques piratas e inúmeras batalhas, que se eternizaram ao deixar as marcas de sua história no fundo do mar.

Com os naufrágios, galeões, caravelas e fragatas portuguesas, francesas, holandesas e inglesas afundaram e no mar se preservam até hoje.

Outra peculiaridade é o fenômeno da ressurgência, que leva águas das profundezas oceânicas até a superfície. Tais águas contêm nutrientes que dão origem a algas (fitoplâncton), alimento de determinados peixes que, por sua vez, alimentam peixes maiores, originando a cadeia alimentar marinha.

Isso explica a enorme variedade de espécies, constituindo um dos maiores espetáculos submarinos.

Não é à toa que Arraial do Cabo é conhecida como o Caribe Fluminense.

 

Desbravando o litoral

Fonte: Mapa da informação turística da cidade de Arraial do Cabo

Desvendando as praias que compõem o litoral, listamos as seguintes:

Praia Grande:

A primeira que inicia a costa é a Grande, que começa em Araruama e margeia a Restinga de Massambaba.

São 40 km de extensão, o que abrange outras cidades além de Arraial.

Praia Brava:

A seguir, está a Praia Brava, uma das mais selvagens que só aparece quando a maré está baixa.

O acesso se dá pelo Morro do Atalaia e proporciona uma vista panorâmica da cidade.

Praia do Pontal do Atalaia

A próxima praia é a Do Pontal do Atalaia, conhecida como Prainhas, já que 2 enseadas são separadas por rochas e dão origem a duas pequenas praias, de águas calmas e um degradê de azuis impressionante, com vista para a Ilha do Farol.

O acesso se dá por barco ou trilha (para os que têm bastante fôlego e resistência) e a principal atração é a Caverna do Amor.

Praia dos Anjos

Seguindo o litoral, chega-se à Praia dos Anjos.

Extensa, destaca-se pelos “baixios”(bancos de areia ao longo da praia) e conta com a Marina dos Pescadores, o Porto do Forno e um píer.

Abriga também o Largo Histórico, que compreende o

  • Marco Histórico,
  • Obelisco de Américo Vespúcio (onde aportou a 1a esquadra portuguesa),
  • 1º Poço d’água,
  • Casa de Piedra,
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios e diversas construções do século XIX.

É nessas proximidades que também estão localizados o Instituto da Marinha, o Museu Oceanográfico e a Praça do Covas (onde ocorrem as feiras de artesanato).

Na Praia dos Anjos, também se concentram bares – verdadeiros points noturnos- e grandes eventos e shows.

De fato, um lugar ideal para todas as idades, seja no mar calmo (próprio para crianças e idosos) ou na badalação que caracteriza a noite de Arraial (muito procurada pelos jovens).

Praia do Forno

À esquerda da Praia dos Anjos, uma enseada tranqüila cercada pela mata virgem abriga a Praia do Forno, de águas mornas e esverdeadas.

Assim como as Prainhas, o acesso é somente por barco, ou por uma trilha muito difícil.

Dentre as maravilhas da Praia do Forno, está – com já se é de esperar em Arraial – o mergulho.

Corais e peixes ornamentais são algumas belezas que podem ser vistas, sem falar nas tartarugas de uma lagoa de água doce que fica bem próxima da praia.

Outras atrações são as balsas de cultivo de ostras provenientes do Pacífico, cujas matrizes são importadas do Japão (e se desenvolvem super bem -já na idade adulta- em Arraial), o Bar Flutuante e as ruínas da Fortaleza do Marisco.

Prainha

A praia seguinte é a famosa Prainha, a primeira praia que se avista ao chegar na cidade.

Uma das mais freqüentadas, conta com ótimos quiosques e uma trilha pela qual se acessa uma praia sazonal: a da Graçainha, um lugar encantador em que a faixa de areia só é vista quando a maré está baixa.

Praia do Pontal

E, finalizando o conjunto de praias que compõem a costa de Arraial, destaca-se a Praia do Pontal, cuja entrada se localiza logo após o Pórtico (Portal da Cidade).

Mais reservada, ideal para a pesca, a praia integra um cenário exótico, de barracões artesanais e canoas dispersas ao longo da costa.

Em um dos relatos de quem já visitou a cidade, menciona-se um encontro com pingüins, o que eternizou a passagem pela praia nas lembranças do turista.

 

Ilha do Farol – a praia mais perfeita do Brasil

Não podemos deixar de mencionar a Ilha de Cabo Frio (ou Ilha do Farol), onde se localiza a praia mais perfeita do Brasil, segundo o INPE.

A menos de 3 milhas da costa e 5 mil metros de extensão, a ilha faz parte da Reserva Biosfera (pela Unesco) e é destino preferido nos passeios de barco, o que se justifica pelo entorno repleto de peculiaridade e acidentes geográficos que mais parecem belíssimas esculturas:

  • Gruta Azul (as paredes douradas se tornam azuis conforme a intensidade do sol),
  • Oratório (formações rochosas formam a imagem de uma santa),
  • Farol Novo (um monumento construído em 1861),
  • Saco Inglês e
  • Fenda de Nossa Senhora (um magnífico canal que se forma entre gigantescas rochas, resultado dos processos de erosão ao longo do tempo).

Para passar o dia, é necessário autorização da marinha e requer um guia.

Um destino caribenho

Como se pode notar, Arraial é uma cidade repleta de riquezas.

Com um litoral privilegiado, a cidade se cerca de tudo o que o mar propicia: colônias de pescadores, aventuras em barcos/traineiras, mergulho entre históricos naufrágios ou pelo que há de mais lindo na vida marinha, praias e ilhas cinematográficas e o sol característico da Região dos Lagos.

Se o Caribe ou os mais famosos arquipélagos estão distantes do seu orçamento, não se preocupe.

Arraial do Cabo não decepcionará!

Camila Sales

Camila Sales

Redatora apaixonada por viagens e turismo. O que me deixa mais feliz que viajar e escrever? Ler os comentários no final do post =)
Camila Sales

Últimos posts por Camila Sales (exibir todos)

Posts Relacionados

Compartilhe: