10 Fatos sobre Arraial do Cabo que nem todo mundo sabe

Ela não só é conhecida como o Caribe Brasileiro, mas detém um histórico que desperta grande interesse e aguça a curiosidade humana.

Prepare-se! Você irá conhecer fatos sobre Arraial do Cabo, que nem todo mundo conhece.

Quem visita está praia pela primeira vez, nunca mais esquece.

De uma beleza esplendida e uma história riquíssima, Arraial do Cabo encanta os turistas com sua natureza, diversidade ecológica e pela variedade de atividades que é capaz de proporcionar.

Um mar transparente que impressiona por suas múltiplas cores, possui uma história marcante. Arraial do Cabo concentra grandes acontecimentos em suas terras e em suas águas .

 

Desvendando Arraial do Cabo 

 

  1. O surgimento de Arraial do Cabo

Por volta de um milhão de anos atrás, os ventos e as correntes marítimas, começaram a depositar sedimentos entre as ilhas, que hoje são conhecidas como o morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia.

Desta forma, foi se formando o atual Arraial do Cabo. Um lugar exuberante, transformado pela força da natureza.

 

  1. Os primeiros povos do Arraial do Cabo

Primeiro surgiram os nômades, um povo sem lugar fixo para habitar. Há cinco mil anos, eles viviam em pequenos grupos no alto dos morros e desciam os mesmos, a procura de alimentos fornecidos pelo mar.

Quando os portugueses aqui chegaram, Arraial do Cabo, era habitada pelos índios Tamoios e uma outra vertente indígena, conhecida com Tupinambás.

Aos poucos, essas tribos foram sendo inseridas, nas lutas recorrentes, entre os europeus e seus inimigos.

 

  1. A colonização europeia

O geógrafo e navegador italiano Américo Vespúcio, ao se separar de sua frota, em uma segunda expedição as terras do Brasil, resolveu atracar na atual praia dos Anjos.

Esse lugar fascinava os navegantes devido:

  • as correntes marítimas mais frias;
  • aos ventos de baixa temperatura;
  • as mudanças repentinas do tempo.

Foi a construção de um forte, planejado pelos europeus, que fez surgir pequenos povoados e desta forma foi se originando e configurando-se a geografia dos dias de hoje.

 

  1. Emancipação de Arraial do Cabo

Durante anos, Arraial do Cabo pertenceu a Cabo Frio, porém no ano de 1985 a cidade foi emancipada e hoje engloba os distritos:

  • Monte Alto;
  • Figueira;
  • Parque das Garças;
  • Sabiá;
  • Pernambuca;
  • Novo Arraial;
  • Caiçara.

Todas as praias, destacam-se por uma beleza de grandes proporções, magnetizando os turistas que as visitam.

 

  1. Dia de Ação de Graças

Localizada ao norte do município de Cabo Frio e ao Oeste do munícipio de Araruama, Arraial do Cabo é banhada pelas águas límpidas do oceano atlântico.

Sua costa propicia a pesca submarina e a prática de mergulho. Em suas terras o destaque também ocorre para a restinga de Massambaba. Esta, uma reserva do IBAMA, onde se encontram as orquídeas mais exóticas do mundo.

Os “cabistas”, como o povo é chamado, possuem uma tradição de interação cultural, sendo uma região destacada pelo único lugar a comemorar o feriado do dia de ação de graças, que ocorre no dia 23 de novembro.

 

  1. As praias mais belas do Rio de Janeiro

Arraial do Cabo é composto das praias mais exuberantes da região carioca, entre elas encontram-se:

 

  1. Destaque da região

A cidade de Arraial do Cabo, possui nas suas imediações a mata atlântica e a restinga de Massambaba. É nessa região, que a ave conhecida como o formigueiro do litoral, ainda sobrevive, apesar de encontra-se e extinção.

Um dos bairros mais conhecidos fica na lagoa de Araruama, conhecido como o bairro Monte Alto, que se destaca por atrair veranistas e turistas de todo o mundo.

Foi na praia dos Anjos, que ocorreu a primeira missa de ambiente fechado em solo brasileiro, sendo que está ocorreu na igreja Nossa Senhora dos remédios, fundada em 1506.

As ruínas do telégrafo, construídas em 1814, com a finalidade da transmissão de mensagens, através do uso de bandeiras. Localizadas no Pontal do Atalaia, são construções que fazem parte dos pontos turísticos dessa região.

A ilha do Farol, também é ponto de grande interesse dos turistas, pois abriga o antigo farol, construído no ano de 1833. Esse farol era utilizado para orientar os navegadores, diante das expedições.

 

  1. Álcalis

A companhia nacional de Álcalis, que produz carbonato de sódio e sal, foi uma das empresas a impulsionar a industrialização na região, sendo instalada no ano de 1943 em Cabo Frio, atualmente terras de Arraial do Cabo.

Porém, no ano de 2006, a produção foi interrompida.

 

  1. Lendas de Arraial do Cabo

Cercada por lendas antigas, Arraial do Cabo apresenta lugares que marcam as memórias da região.

  • Gruta do amor:

Localizada na praia do Atalaia, a gruta do amor é uma lenda antiga que corre pelas ruas do Arraial do Cabo. Conforme, a história lendária, todos os casais que entram junto naquela gruta, saem de lá apaixonados para sempre.

  • Fenda de Nossa Senhora:

Reza a lenda que um pescador, no ano de 1721, encontrou uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, em uma fenda rochosa, na atual Arraial do Cabo, antiga região pertencente a Cabo Frio.

Todas as pessoas que visitam Arraial do Cabo, devem aproveitar o passeio de barco para receber as bênçãos deste lugar.

  • Lobisomem

Durante muitos anos, a região de Arraial do Cabo, foi evidenciada por relatos de homens que avistaram o lobisomem nas ruas da cidade e nos lugares de pesca.

Aos poucos, a aparição do Lobisomem, foi virando uma lenda. Nos dias de hoje, faz parte das histórias contadas na região.

 

A colonização do Brasil, está representada em cada detalhe da cidade de Arraial do Cabo. Conhecer a história e a origem deste lugar aguça ainda mais o interesse por novas descobertas.

Venha conhecer Arraial do Cabo! Tem algum fato que quase ninguém sabe para contar? Comenta aqui 😉

Monique Figueiredo

Monique Figueiredo

Sou analista de conteúdo, apaixonada por fotografia e turismo. Também amo viajar, pois isso traz experiências incríveis que trago nos meus artigos.
Monique Figueiredo
Compartilhe: